domingo, 9 de janeiro de 2011

COMUNICAÇÃO: COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS

Cada dia que passa, o dialogo entre as pessoas tem se tornado mais escasso devido a nossa tendência ...

Cada dia que passa, o dialogo entre as pessoas tem se tornado mais escasso devido a nossa tendência individualista que cresce de maneira desenfreada, afastando todos do nosso circulo social, com isso vemos as atuais conseqüências como: Falta de compaixão, ausência de uma conversa e o baixo rendimento nos vários setores da vida.
Uma explicação lógica para esses problemas é a de que: O homem nasceu para viver em sociedade.
Nada se faz sem o auxilio do próximo, por isso devemos aprender a trabalhar e gerenciar bem uma equipe, motivando-a e obtendo resultados.

Por isso, atualmente a comunicação se tornou um dos fatores mais apreciados na hora de uma entrevista. Devemos aprender a lidar com os mais variados tipos de pessoas, com seus altos e baixos e todos os problemas emocionais que o individuo carregar consigo.

Um dos melhores métodos para começarmos a estudar esse tema, é nos colocar-mos no lugar do outro, imaginar o porquê aquela pessoa age daquela maneira? O que esta havendo? Como posso ajudá-la? Essas são perguntas básicas que devemos fazer para nós mesmos quando vemos alguém com uma atitude errônea em seu ponto de vista.

Com esse artigo viso apresentar de maneira resumida os principais tipos de comportamentos e de como lidar com essas pessoas, de maneira a evitar conflito e aumentar a produtividade dentro das organizações.

* Identificando os tipos

A partir de agora, farei uma descrição básica sobre alguns tipos de personalidade, com essa análise, tente perceber qual deles melhor se encaixa com você, apenas com voe, não tente achar aqui a explicação para o próximo.

Feche os olhos após essa leitura e descubra quem você realmente é.

Otimista
O otimista sempre acha que os erros do próximo serão passageiros, logo aquela pessoa de personalidade difícil se mostrara como realmente é, porem quase nunca acontece e o engano, a demora pode acarretar um grande problema de relacionamento.

Bonzinho e ingênuo
È incapaz de enxergar a maldade, age sem prudência com relação as outras pessoas, confia de maneira demasiada pois pensa que todos são iguais a ele, e que ninguém tentara lhe prejudicar.

Dependente e necessitado
O dependente, o próprio nome já diz, depende de mais alguém como: Cônjuge, chefe tirano, filhos, etc. Acaba por deixar tudo para lá com medo de prejudicar-se. Mas deve perceber que para não se prejudicar, não é apenas na questão financeira, e sim o psicológico, nada se constrói em cima de sofrimento.

Apaixonado
Esse tipo de personalidade se mostra obcecado pelo amor, mas na grande realidade utiliza esse caminho para se enganar e suprir seu sentimento de carência afetiva, gerado por falta de confiança, afeto e amor próprio. A necessidade de ter alguém por perto, saber com uma grande constância o que a outra pessoa esta a fazer, etc.

Desligado
Esse tipo de personalidade é o mais avoado, nunca lembra de nada, nunca sabe de nada, apenas vive do jeito que a vida leva, sem a menor perspectiva, acaba por ignorar a pessoa que lhe deseja mal e tropeça na sua própria vida.


A partir de agora iremos estudar o outro, aquela pessoa cuja personalidade lhe traz problemas e acaba por gerar conflitos desnecessários onde se gasta energia de ambas as partes sem nenhum propósito construtivo.

Quem é o outro?

Nesta parte irei abordar os tipos de personalidade mais comuns que encontramos no nosso dia a dia, aprenderemos a lidar com cada uma delas da melhor maneira para evitar futuros aborrecimentos.

• Arrogante
È um dos tipos mais fáceis de identificar, sempre esta de nariz empinado, cara de desdém, olha para os outros como se fosse superior. Quando fala mantêm um tom de voz eloqüente e controlado para mostrar intelectualidade e controle emocional.
Porem na verdade, ele não busca criar uma empatia, ele busca um aliado que passe por toda essa “provação” e no final tenha resistido a tudo e a todos. Mas não se engane, essa pessoa busca um aliado para colocar os próprios planos em pratica, nada pensando em você, apenas nele mesmo.

Como lidar com o arrogante.
No fundo, o arrogante é uma pessoa insegura, com baixa auto-estima, que busca reconhecimento pelos seus atos, adora ser bajulado.
Evite entrar em confronto, pois isso serve apenas para torná-lo mais arrogante ainda.
Trate-o com respeito, porem exija-o de volta, deixe claro que isso não significa ser subordinado. Caso o mesmo passe dos limites diga-lhe com educação e firmeza para que reconheça que esta errado, tente elogia-lo para depois mostrar seu erro.
Do mesmo jeito fazemos quando precisamos de alguma coisa de uma pessoa cuja personalidade adotada é essa. Devemos inflar seu ego, deixa-lo feliz por ser reconhecido, e dizer que só pediríamos aquilo para ele pois sabemos de sua capacidade, pode ter certeza de que ele assim os fará.

• Autoritário
Esse tipo de personalidade é aquela que esconde o maximo o que realmente quer, porem com o tempo, a “mascara” acaba por cair, pois a convivência o força a isso.
Mas quem reparar nos detalhes, pode perceber quais são suas intenções antes mesmo de terem sido revelada. Basta reparar nos gestos, voz, e no modo de agir do mesmo. O modo como se veste segue um padrão elegante e clássico, usa tons sóbrios como azul ou preto, sempre esta perfeito, impecável.
Fala alto e sempre tenta mostra animação nos seus discursos. Sempre usa a linguagem da imposição, como: Faça isso, me traga aquilo, etc.

Como lidar com o autoritário.
Esse tipo de pessoa tem uma falta de confiança em si mesmo de magnitude inigualável
Mas para disfarçar esse problema, ele tenta transmitir uma sensação de “autoridade” para os outros não desconfiarem de sua principal franqueza.
Senti inúmeras tristezas, mas a principal é a solidão, por isso nunca o ignore, nunca o “abandone” por completo.

• Dissimulado
Com esse tipo de personalidade, devemos tomar um certo cuidado. Quando discutimos com alguém dessa personalidade, ela acaba por guardar toda a raiva, não expondo seus sentimentos negativos mais profundos, porem ele os utiliza para te prejudicar pelas suas costas. É o famoso duas caras, pela frente seu amigo, por trás um rival.

Como lidar com o dissimulado.
Evite ao maximo fazer parte do seu circulo de relações, porem caso isso não seja possível, fale o estritamente necessário, nada de excessos, tente ser o mais frio o possível. Estabeleça limites e deixe-os bem claros, mas nada de atritos.

• Egoísta
É o tipo de pessoa que só pensa em si mesmo, age como se fosse a “ultima bolacha do pacote”, sempre tenta ser o centro das atenções. Quando convivemos com uma pessoa assim, muitas das vezes não acreditamos no que essas pessoas são capazes de fazer.
Esse tipo de pessoa pode adquirir o habito da mentira para ser o centro do dialogo, então cabe um certo cuidado no que acreditar sobre essas pessoas.
Quando alguém acaba se destacando mais do que ela, sem duvida alguma haverá uma represaria, esse é o famoso “puxar o tapete” que tanto ouvimos.

Como lidar com o egoísta.
As táticas usadas com esse tipo de pessoa é praticamente as mesmas de uma pessoa dissimulada, fique o mais afastado possível, mas não se preocupe ele nem ira notar.
Caso seja impossível, fale o que pensa, mostre suas razões e seja sincero, mas seja calmo ao falar.

• Inseguro
Esse tipo de personalidade foge do comum, insegurança é algo comum, todos nos temos porem nesse caso passa dos limites considerados normais.
Esse tipo de pessoa finge ser seu amigo, busca conselhos, pergunta cada passo que esta para dar, com isso cria uma relação mais profunda de amizade, ai corre o perigo, pois com essa relação, você acaba por contar seus segredos; sentimentos para essa pessoa. Com o tempo, ela não hesitara em usar tudo isso contra você, fazendo fofocas e criando intrigas para se promover em um grupo social.

Como lidar com o inseguro.
Cabe-se a evitar trocar informações pessoais com esse tipo de pessoa, se possível não mantenha amizade com pessoas desse tipo, pois uma hora ele ira mostrar quem realmente é.

Espero que com esse artigo, tenha esclarecido algumas duvidas de como lidar com as pessoas, e conseguir o objetivo.

Fonte: Sérgio Arthur Rodrigues Simões
Sergio-rodrigues@folha.com.br


2 comentários: