Para começarmos a falar sobre esse assunto, é mais do que importante entendermos a função e a importância do gerente de projetos. ...
O Gerente de Projetos é o profissional que desenvolve um projeto, mas dificilmente participa das atividades de desenvolvimento. Seu papel é gerenciar o desempenho do projeto, usando as variáveis "custo", "prazo" e "escopo", assim ele tem como objetivo reduzir o número de falhas dos processos.
O Gerente representa um cliente, sendo então o responsável por determinar e executar o que foi solicitado pelo cliente baseando-se no seu próprio conhecimento.
Um profissional da área de gerência com bons conhecimentos tem a capacidade de imaginar um projeto do início ao fim, e dessa forma pode garantir que o projeto será realizado com sucesso.
Eficácia em Projetos
Podemos definir alguns processos essenciais para que o gerente tenha controle sobre o projeto e consiga trabalhar de forma eficiente e eficaz:
* Planejamento de projeto;
* Análise de valor agregado;
* Gerenciamento de riscos de projeto;
* Cronograma;
* Melhoria de processo
Além desses fatores o gerenciamento de projetos envolve o controle sobre três variáveis em especial:
* Tempo;
* Custo;
* Escopo.
Ao agregarmos todos esses processos e as variáveis citadas acima, temos a certeza de que podemos ter um planejamento funcional e corretamente aplicado para o desenvolvimento de um novo projeto.
Como Planejar um Projeto
* Determinar as condições para que o projeto seja finalizado. Antes de resolver quais são os objetivos do projeto não dá para estimar o tempo e o custo do mesmo. Essa primeira etapa é muito importante ser analisada, mas infelizmente muitos Gerentes de projetos falham, pois não a verificam.
* Fazer um relatório de tudo que será feito no projeto e com uma estimativa de tempo. As tarefas que levarão um longo prazo para serem concluídas, deverão ser dividias em tarefas menores, tendo como resultado um trabalho mais ágil feito por camadas.
* Identificar os recursos necessários para execução de cada tarefa, sendo possível estimar o tempo de conclusão do projeto.
* Pensar e pesar se os custos das implementações irão ser compensados com o retorno do investimento.
* Definir as dependências entre as tarefas, pois existem algumas tarefas que necessitam ser concluídas antes de iniciar outras, por isso as tarefas devem ser feitas em ordem de conclusão, assim o Gerente de Projetos constrói uma rede de projeto.
* Planejar bem o caminho crítico, ou seja, o tempo que o produto leva desde a sua entrada até sua saída, esse caminho é essencial para que a produção tenha êxito.
* Criar um cronograma do projeto (desenvolvimento passo a passo).
* Planejar os riscos do projeto, esse plano pode modificar e salvar o projeto.
* Obter o comprometimento das pessoas envolvidas para que haja cooperação e seja dado início à execução do projeto.
Conclusão
Gerente de projeto é aquele que acompanha todos os processos veiculados ao produto, desde o planejamento de objetividades do produto até a saída do mesmo no qual se encontra em perfeitas condições para comercialização.
O gerente é o responsável por levantar todos os dados armazenados nas variáveis discutidas como o tempo, custo e escopo, tendo como finalidade entregar um produto de excelentíssima qualidade.
Para isso devemos ter em mente os processos e variáveis aqui apresentados, os quais poderão fazer com que nossos projetos sejam planejados e por fim executados com sucesso.
Fonte: Revista RHPortal
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