segunda-feira, 21 de junho de 2010

EM QUAL PERFIL VOCÊ SE ENCAIXA?!


Toda equipe possui águias, macacos e ratos. Em qual perfil você se encaixa ?

Os três perfis

Dentro de uma equipe, existem diferenças e os profissionais podem representar águias, macacos ou ratos, independentemente do nível hierárquico. Confira as características dos três perfis:

Águia: representa 20% do quadro de gestores públicos. É o profissional com alta performance, independente e visionário, cuja atuação no dia-a-dia se dá de forma estratégica. Ele gosta de desafios e, ao enfrentá-los, costuma dar tiros certeiros. Também tem iniciativa e é adaptável. Como apresenta bons resultados, faz a diferença na estrutura organizacional da empresa. A esse tipo de gestor, o líder deve fazer elogios e dar atenção às suas idéias, procurando estimulá-lo. É importante também dar a ele diversas opções, envolvendo-o na tomada de decisões, se quiser retê-lo;

Rato: geralmente, é o perfil de 10% das pessoas da empresa pública. É conhecido como puxa-saco, sendo também especialista em causar intrigas e falar do trabalho alheio. E o pior: na frente dos colegas agem de uma forma, mas, por trás, se transformam em outra pessoa. Apresentam resultados medíocres ou ruins. Podem ser considerados como uma laranja podre, porque contaminam e tumultuam a equipe;

Macaco: trata-se da massa crítica de todas as empresas públicas, representando 70% da equipe. Assim como esse animal é na natureza, ele é um ótimo imitador. O problema é que ele pode imitar tanto a águia quanto o rato, pois costuma ter um modelo a seguir, que pode ser o Líder ou um colega. Estamos falando do gestor que até tem potencial para ser águia, mas que ainda não é, porque precisa de orientação o tempo todo. A ele, o Líder sempre deve explicar o que precisa ser feito e qual caminho seguir.

Estamos sempre mudando

É importante frisar: as pessoas não são águias ou macacos, permanentemente. Elas se transformam ao longo de suas vidas e dependendo do lugar e da forma onde trabalham.
Às vezes, o rato é um profissional com perfil águia, mas que está na função errada, por exemplo, em um determinado órgão que estimula a competitividade entre os servidores. Muitas pessoas se sentem frustradas e incomodadas com determinadas posições da empresa, mas, no lugar de tomar a atitude de mudar este estado de coisas, passam a falar mal do Líder ou dos colegas.

Outra observação: nem todos os profissionais em liderança são águias. Existem muitos Lideres macacos, com o perfil mais operacional e voltado à execução de tarefas, e até mesmo ratos, que atuam de forma destrutiva, jogando um colega contra o outro, fazendo joguinhos e manipulando as pessoas.
Graças ao Líder rato, a equipe tem pouca motivação, o que ocasiona uma alta rotatividade e, conseqüentemente, a perda de tempo e de recursos por parte da empresa. Os Líderes águias, por sua vez, são os verdadeiros líderes, pois sabem estimular a equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário